Início > Scripts > Status:Twitter

Status:Twitter

Começando com a nerdagem!

Esse é o Status:Twitter, um script para Greasemonkey com a simples função de atualizar o status do Orkut para seu último “tweet”. Como isso? Utilizando lógica e programação simples em JavaScript, em conjunto com a API – Application Program Interface – do Twitter, um conjunto de instruções que permitem a interação de outros sites/aplicações com o Twitter. Você que é fã dele e usa os sites de estatísticas, backup, o infame LOLquiz, o TwitterFox, entre outros, agora sabe que a comunicação entre eles é feita através dessas APIs.

Nesse script, o mecanismo é simples. Irei usar uma API do Twitter para pegar o último tweet, colocar ele automaticamente na caixinha de status do Orkut e atualizar. Toda vez que você abrir sua página inicial ou seu perfil, essa interação é feita e seu Orkut sempre estará atualizado.

Para isso, precisaremos de:
Firefox
Greasemonkey
Status:Twitter

Se você ainda não é usuário de Firefox, é uma boa oportunidade para começar a usá-lo. Após instalar o Greasemonkey, note que aparece o ícone de um macaquinho na barra de status. É através desse ícone que se controla a atividade de um script, onde se pode desabilitar, editar, definir onde ele será executado e etc.

No Firefox, vá em Arquivo > Abrir e procure pelo statustwitter.js. Aparecerá uma pequena janela com um contador. Clique no botão Instalar após o término da contagem. O próximo passo é a configuração do script para pegar seus twits. Como a versão que disponibilizei é a mesma que eu uso, por default ele está configurado para ler do meu twitter, @PvreHaavok.

Clique no ícone do macaquinho e em “Gerenciar scripts de usuário”. Localize “Status:Twitter” na lista à esquerda e clique em “Editar”, você será questionado sobre o programa que será usado para editar o script. Use um da sua preferência ou o velho Bloco de Notas (%SystemRoot%\system32\notepad.exe). Finalizado esse passo, o editor deve surgir com o código do script.

Localize a linha que começa por var lastUserName = ‘PvreHaavok’; e troque PvreHaavok por seu username no Twitter. Não se esqueça de manter os apóstrofos, sem eles o script simplesmente não funcionará. Salve o arquivo.

Feito isso, agora é só testar. Vá para sua página no orkut, aguarde alguns instantes e você verá a atualização. O resultado será similar a esse:

Devido a uma mudança no orkut, os textos que possuírem links só serão publicados depois de um captcha. Isso quer dizer que se o último tweet contiver um link, toda vez que você abrir o Orkut, um captcha aparecerá para você autorizar a publicação do link. Minha dica é: faça isso uma só vez e ignore as outras.

Pro futuro – caso já não exista igual – criarei uma aplicação que integrará Twitter, Orkut, Facebook e Y! Meme. Com ela, todos eles terão seus statuses atualizados ao mesmo tempo.

No forno:  retrospectiva de tudo o que eu ouvi na minha vida, desde uns 3 anos de idade.

Anúncios
  1. 08/03/2010 às 01:27

    amigo funcionou certinho, menos o link, não ta inserindo links no status do orkut!

    o que poder ser feito para corrigir isso

    meu twitter para vc ver é esse:
    http://twitter.com/monstersradio

    no aguardo abraços!

    • 12/03/2010 às 01:26

      Essa é uma manobra anti-spam do Orkut, não há como evitar.

      Abraços

  1. 14/04/2010 às 05:06

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: