Início > Mobilidade > Em busca da mobilidade perfeita

Em busca da mobilidade perfeita

Em uma bela manhã, Após uma soneca no ônibus, desço dele a caminho do trabalho e na parada, o susto: cadê meu celular?

Revirei a mochila, verifiquei todos os meus bolsos e me dei conta: o último aparelho CDMA de relativa alta gama lançado pela Nokia em terras tupiniquins: meu querido Nokia 6275, agora estava perdido. Junto a ele, boa parte da minha vida: fotos, músicas, anotações, contatos, enfim, 1300 reais jogados no lixo. Seriam 900 se a penúltima conta não tivesse vindo no valor de 400 reais. Estou fazendo drama, o preço dele 279, o resto é conta.

Então agora só me resta buscar um novo. Estou pesquisando as seguintes opções:
nokia-2730-classic[1]

Nokia 2730

1250120802-clip-10kb[1]Nokia 5310

nokia9500_menu_1024[1]Nokia 9500

Analisando…

  • O 2730 é o 3G mais barato da Nokia, custa 99 dólares mas ainda não tem pra vender aqui – mesmo nosso mercado sendo um dos alvos desse lançamento. Tem um charme no design bastante profissional, que faz quem o tem também parecer – o mesmo charme que o 6275 usou para eu comprá-lo. A câmera é de 2.0 (pra mim, 1.3 já é uma boa).
  • O 5310 é legal mas acho que o preço está caro. Hardware no mesmo nível do 6275, mas usando GSM. É o mais acessível, creio que todas as operadoras vendem.
  • O 9500 é um sonho e a uns 2 ou 3 anos atrás, após vê-lo em uma revista, fui procurá-lo em um estande da TIM. Logo veio o choque: custava 2000 reais. Hoje eu achei ele por uma pechincha de 400. É um lançamento de 3 anos atrás, mas tem muitos recursos, poucas pessoas reclamam dele e justamente sobre a câmera é VGA e por ele ser um verdadeiro tijolo.

Pra finalizar a dúvida:

n800_cameraNokia N800

Um senhor Internet tablet com tela de 800×480 – touchscreen, óbviamente – perfeita para ver vídeos no Youtube, Twittar e navegar no resto. Tem 2 slots para cartões de memória SD, assim dá pra evitar a fadiga da lenga-lenga de ter que tirar a bateria para usar o cartão em outro lugar –  como acontecia com meu 6275 e com certeza já deve ter acontecido contigo. O melhor de tudo: rodando Linux, o que significa ter um vasto poder em mãos, com vastas possibilidades de aprimoramento do uso com muitos aplicativos e suporte colaborativo. Talvez com alguma dificuldade, o que é normal para os iniciantes no mundo do pinguim.

O problema? Ele não é um celular, não é só colocar um SIM card e sair falando. Conectividade apenas com Wi-Fi e Bluetooth. Para usar como celular, eu teria que gastar 30 reais com um plano de Skype e mesmo assim, pra falar em casa, já que em SP praticamente não existe Wi-Fi! Apelando, o jeito é comprar um Mi-Fi, que roteia uma conexão 3G para uma Wi-Fi. É como se tornar um hotspot ambulante!  Coloque no papel mais uns 50 mensais por um plano 3G xoxo, lento e dependa da cobertura ainda infantil – se gosta do aspecto offline da vida, esse é um prato cheio.

Bom, Mi-Fi e um N800 somam por volta de 450 doletas. Depois de 1 ano se paga isso somente em faturas. Eu só queria um celular.

Notaram a minha paixão pela Nokia, né? Então não me venham falar em Motorola.

Categorias:Mobilidade Tags:, , , , , ,
  1. Lorenma
    29/11/2009 às 07:34

    mi agrada un montoni li documenti di lo mobile. Bone feina 🙂

  2. 07/01/2010 às 14:05

    hi i have some problam can u helpme

  3. Cassandra
    01/05/2010 às 09:16

    Bom dia…tambem sou apaixonada por aparelhos da Nokia..acabei de comprar um Nokia 2730, mas ainda nao chegou…to anciosa…só nao achei o teclado legal…mas vamos que vamos…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

