Início > Mobilidade > A Nokia é esperta!

A Nokia é esperta!

O post de hoje é Nokiamaníaco e fruto de um insight de alguns minutos atrás.

Vou falar sobre a esperteza da Nokia ao desenhar o conector P2 de 4 pinos dos celulares que tem TV-Out. Esse é conector não muito diferente do plug do fone de ouvido que você deve utilizar diariamente, mas tem 4 terminais. Tanto o de 3 pinos como o de 4 pinos funcionam quando plugados, por exemplo, em um N97. Mas só com o de 4 pinos o TV-Out vai funcionar.

Esse plug de 4 pinos é muito difícil de achar em lojas de eletrônicos. O preço do cabo de TV-Out “oficial” gira em torno de 30 reais. Isso se ele não vier com o aparelho, como aconteceu quando eu adquiri meu 5800.

A sacada gênio-maquiavélica da Nokia é a seguinte: ela projetou o TV-Out de uma forma que utilize o pino 3 para a condução do sinal de Component Video, a saída de vídeo comum. Agora, observe a pinagem do plug de 3 pinos:

Nesse plug, o espaço que seria dos pinos 3 e 4 no P2 de 4 pinos, é utilizado por um só pino, o 3, que é ligado ao “terra” do celular. Isso quer dizer que na impossibilidade de adquirir um cabo de 30 reais e tendo a idéia de apelar pro homemade ou do-it-yourself com um plug de 3 pinos, você corre o risco de danificar a saída de vídeo do seu celular, porque fazendo isso, você curto-circuita o vídeo com o terra.

Uma alternativa DIY – quando não se encontra um conector desses de modo avulso – é destruir o controle remoto do fone de ouvido e reaproveitar o cabo para ligar alguns conectores RCA. Mas pensando bem, pra que eu queria vídeo mesmo?

Ah sim, ver pornografia em fullscreen;

Anúncios
Categorias:Mobilidade Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: