Início > Scripts > Facebook Deorkutizator

Facebook Deorkutizator

Admito, pra mim, o Facebook da forma como está hoje é incômodo. Em tom de brincadeira, “Orkutizado” com tantas imagens compartilhadas que antes só apareciam no Orkut e em e-mails dos anos 90. Não que eu não goste, mas acho que lá não é o lugar pra isso. O pior é que o Facebook oferece um botão “bloquear” pra quase tudo nele, exceto as Pages. Quer dizer, se não quer ver o conteúdo de uma Page na sua timeline, ou bloqueia quem fica compartilhando ou oculta manualmente.

Pensando nisso, tive a idéia de criar um userscript – mais um userscript em uns 3 ou 4 anos brincando com JavaScript no Greasemonkey – que esconde as Pages que não me agradam da minha lista de atualizações do Facebook, sem ter que bloquear ninguém ou ficar ocultando uma por uma. O resultado é o Deorkutizador de Facebook e pode ser baixado do meu repositório através daqui:

https://github.com/MendelGusmao/Userscripts/blob/master/deorkutizador_de_faceboo/deorkutizador_de_faceboo.user.js

As instruções de instalação estão no arquivo. Já adianto que é necessário que a extensão Greasemonkey esteja instalada no Firefox. Também coloquei as instruções para a instalação no Chrome, mas ainda não testei nele.

Copiei o código Me baseei neste artigo chamado How to play nicely with jQuery and Greasemonkey que ensina a como usar o jQuery dentro do Greasemonkey. Considero essencial porque o modo como o jQuery faz para acessar os elementos em uma página tornou a tarefa de encontrar aqueles que contém as atualizações incômodas e removê-los muito fácil. O “Deorkutizador de Facebook” possui uma lista de páginas bloqueadas que é atualizada automaticamente conforme eu encontro as páginas. Essa lista está disponível na minha conta do Dropbox e é carregada sempre que o Facebook for aberto e o script estiver ativado.

http://dl.dropbox.com/s/pn104hbhmqs77fu/paginasBloqueadas.js?dl=1

Para garantir transparência, a mesma lista está sincronizada com o GitHub

https://github.com/MendelGusmao/Deorkutizador-de-Facebook/blob/master/paginasBloqueadas.js

Quem for usuário do GitHub poderá fazer pull requests na lista, sugerindo novas páginas a serem bloqueadas e também “forkar” o script e sugerir modificações.

Essa primeira versão só esconde os históricos, então toda vez que o Facebook for aberto, as publicações estarão lá e em instantes serão ocultas. Estou trabalhando em um jeito de fazer o script “clicar” no botão “Ocultar histórico” automaticamente, assim, na próxima vez o histórico incômodo não estará mais lá de verdade. Ainda há alguns bugs, em especial um que eu apelidei de “só pega no tranco”, porque ele carrega os scripts mas não executa a limpeza, então a página tem que ser recarregada para ele funcionar.

O script é seguro, não incomoda ninguém, não acessa seus dados (muito menos sua senha), não interfere com a sua timeline nem com a de seus amigos e também não faz propaganda no seu mural.

Tchau

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

